O que é ceratocone?

O ceratocone é uma doença ocular progressiva que altera o formato e a espessura da córnea tornando-a pontiaguda com a forma de um cone gerando uma visão distorcida.

Você já ouviu falar que “coçar os olhos” faz mal? Sim, o ato de coçar os olhos, principalmente, na faixa etária pediátrica é um dos fatores de risco para o desenvolvimento e agravamento da doença. 👀 ⠀

Deixe a casa sempre limpa e livre de poeira. Quem é alérgico deve evitar cobertores que soltam pelos. Antes de usar mantas, cobertores e blusas de frio que estavam guardadas há muito tempo é preciso lavar e deixar secar bem ao sol .

Conjuntivite Alérgica

A conjuntivite alérgica é um dos vários tipos de conjuntivite existentes podendo ocorrer em crianças que apresentam outros sinais de alergia como dermatites e rinites. Esse processo inflamatório é desencadeado pelo contato com agentes alergênicos como a poeira, ácaros e pólen.

Porém, muitas vezes não conseguimos identificar imediatamente a causa do processo, pois a criança pode começar a ter alergia à situações até então inócuas; como o cloro da piscina ou o contato com animal de estimação. 🐈 🐶

Apesar de não ser contagiosa a doença gera muito incômodo e precisa ser tratada pois o ato de coçar acarreta danos, muitas vezes irreversíveis, para os olhos dos pequenos. Ocasionalmente, é necessário o auxílio do alergologista para tratamento sistêmico.

Alguns sintomas da conjuntivite alérgica são:

• vermelhidão nos olhos
  • inchaço das pálpebras
  • lacrimejamento ou produção de muco
  • coceira

Lembre: a conjuntivite alérgica não é contagiosa. Na maioria das vezes, é uma condição crônica e recorrente que melhora com a idade.

Outros posts